Kimetsu no Yaiba foi inspirado em JoJo's Bizarre Adventure?

Atenção: o artigo a seguir contém spoilers de JoJo’s Bizarre Adventure e Kimetsu no Yaiba


    Duas obras que à primeira vista são completamente diferentes, mas são mais parecidas do que você imagina. JoJo’s Bizarre Adventure, do autor Hirohiko Araki, começou a ser publicado em 1987 na Weekly Shonen Jump (atualmente é publicado na Ultra Jump). Já Kimetsu no Yaiba (Demon Slayer), da autora Koyoharu Gotouge, começou a ser publicado em 2016, também na Weekly Shonen Jump. Apesar de ter começado 29 anos depois de JoJo, a obra de Gotouge encerrou 4 anos após seu lançamento, com 205 capítulos publicados.

    Começamos falando dos protagonistas, Tanjiro Kamado e Jonathan Joestar (protagonista da parte 1). Ambos são extremamente gentis, sempre ajudando a quem precisa. A irmã de Tanjiro se tornou um oni assim como o irmão adotivo de Jonathan se tornou um vampiro. Ambos tiveram suas famílias mortas pelo antagonista principal (no caso de Jonathan, o próprio irmão adotivo matou seu pai e se tornou o antagonista). Ambos usam habilidades com base em respirações (Hamon em JoJo e os diversos tipos de respiração em Kimetsu). As respirações de ambas as obras causam o mesmo efeito que o sol nos antagonistas.

Jonathan usando o Hamon (esq.) e Tanjiro usando a respiração da água (dir.)

    As semelhanças entre os antagonistas (Muzan e Dio) são ainda maiores. Ambos sofreram muito em sua infância. Muzan nasceu quase morto e teve que conviver com sua doença por um bom tempo; Dio era maltratado por seu pai que era alcoólatra. Ambos mataram a pessoa que os ajudou. Muzan matou o médico que tratou sua doença por achar que ele tinha falhado; Dio matou George, o homem que o acolheu como filho, na tentativa de matar Jonathan. Ambos mataram a família do protagonista. Ambos são extremamente egocêntricos e não se importam com a vida de ninguém, exceto as suas próprias.

    Com relação às suas habilidades, ambos são praticamente imortais, com a exceção da morte causada pela luz do sol ou pelas respirações (já que possuem o mesmo efeito da luz do sol). Ambos podem usar o próprio sangue para transformar outras pessoas em onis/vampiros. Ambos criaram onis/usuários de stand mais fortes para os proteger. Muzan tinha as 12 luas, sendo divididas em mais fracas (6 inferiores) e mais fortes (6 superiores). Dio também tinha seus lacaios mais fracos (usuários de stand baseados nas cartas do tarot) e mais fortes (os 9 deuses egípcios). E por fim, ambos se alimentam de humanos para ficarem mais fortes.

Dio (esq.) e Muzan (dir.), antagonistas de JoJo e Kimetsu

    No anime há uma cena que lembra bastante o mangá de JoJo. No episódio 4, quando começa a seleção final, Tanjiro caminha em direção à entrada do monte Fujikasane. A cena é semelhante ao momento em que Dio caminha na direção de Jotaro durante a luta entre os dois.

Tanjiro no começo da seleção final (esq.) e Dio caminhando na direção de Jotaro (dir.)

    Apesar de todas as semelhanças, não se sabe se Gotouge buscou inspiração em JoJo ou se foram apenas coincidências. O que se sabe é que JoJo já foi referenciado em outras obras, o que originou o meme “is that a JoJo reference?” (isso é uma referência a JoJo?). E você, já encontrou uma referência a JoJo em alguma obra?

Um dos memes "is that a JoJo reference?"


 

Nenhum comentário

Imagens de tema por sololos. Tecnologia do Blogger.